Publicações do GEPEQ   

    

Para auxiliar professores, estudantes e pesquisadores, disponibilizamos através dessa página alguns artigos e textos elaborados pelo GEPEQ sobre diferentes temas.  Estão relacionados abaixo alguns desses materiais com um pequeno resumo.
 
 
A Energia e as Transformações Químicas (em breve disponível)

Autor: Grupo de Pesquisa em Educação Química - GEPEQ
Resumo: Você já reparou como a energia é importante na nossa vida? Utilizamos energia para nos movimentarmos, para mantermos a temperatura do nosso corpo, para aquecermos a água do banho, para cozinharmos os alimentos. As indústrias utilizam grandes quantidades de energia na produção de uma diversidade de materiais; os meios de transporte utilizam algum tipo de energia para seu funcionamento. As plantas, tão importantes na cadeia alimentar utilizam energia solar para sintetizar o próprio alimento. Mas, de onde vem a energia? E como ela se manifesta?


Recursos Naturais e Sintéticos para a Sobrevivência do Ser Humano

Autor: Grupo de Pesquisa em Educação Química - GEPEQ
Resumo: Apesar de ser fisicamente inferior a vasta gama de animais, o ser humano tem obtido grande sucesso na tentativa de sobreviver em nosso planeta. Parte desse sucesso se deve ao desenvolvimento do equipamento intelectual do ser humano, que aumentou a sua capacidade de exploração dos recursos da Terra. Outra parte se deve a organização de sistemas unificados (de medidas, comunicação, etc.) que permitiram a globalização deste conhecimento. Tem sido divulgada, ultimamente, a idéia de exploração racional, bem como a tomada de consciência ecológica, como tentativa de garantir a sobrevivência do planeta e de nossa descendência e, com isso, garantir a continuidade desse sucesso.


História da Reelaboração das Idéias sobre Transformação Química - do Conceito de Afinidade ao Conceito de Equilíbrio

Autor: Grupo de Pesquisa em Educação Química
Resumo: Faz parte da natureza humana sentir curiosidade a respeito do que são feitas as coisas. Tal incógnita levou muitos pensadores e cientistas a se dedicarem ao estudo da constituição e transformação dos materiais. Assim, cada idéia que surgia, por exemplo afinidade química, era integrada às idéias anteriores, sendo as mesmas complementadas por outras que surgiam depois, por exemplo equilíbrio químico.


O Nitrogênio, a Amônia a outras Histórias

Autor: Grupo de Pesquisa em Educação Química
Resumo: Os organismos vivos necessitam obter nitrogênio para a constituíção de suas células (proteínas). Na maior fonte desse elemento na natureza - o ar -, ele se apresenta em forma inerte (pouco reativa). Concentrou-se, então, esforços no sentido de obter, a partir do ar, derivados de nitrogênio em escala industrial.


Transformações e Energia

Autor: Grupo de Pesquisa em Educação Química
Resumo: A origem e as mudanças ocorridas na vida e nas sociedades estão intimamente ligadas à obtenção e formas de utilização de energia. Desta forma, o conhecimento da geração e da transformação de um tipo de energia em outro é de suma importância dentro do mundo modermo. Os estudos sobre eletricidade vieram atender às necessidades da indústria no século XIX.


Alguns Aspectos da Exploração e do Processamento de Minérios: O Projeto Grande Carajás

Autor: Grupo de Pesquisa em Educação Química
Resumo: O ferro é extraído de minérios, encontrados em jazidas, nas quais ele se apresenta na forma combinada. Pante a necessidade de adquirir capacitação tecnológica e recursos financeiros para a exploração mineral, o governo brasileiro facilitou a participação de capital estrangeiro na extração mineral. Como todo modelo, este é passível de crítica e reformulação.


A Busca de Explicações

Autor: Grupo de Pesquisa em Educação Química
Resumo: No decorrer dos tempos, várias interpretações foram dadas para tentar explicar o fenômeno da combustão, de acordo com as observações das experiências e as idéias aceitas na época. Reações de combustão como fonte de energia e novos materiais. Constatação da conservação da massa em uma transformação.


A Chuva Ácida

Autor: Grupo de Pesquisa em Educação Química
Resumo: Produtos provenientes do processo de queima de combustível fóssil (gasolina e carvão), tais como SO2, NO e NO2, interagindo com a água contida na atmosfera (nuvem e chuva) formam substâncias de caráter ácido. A chuva ácida interage com solo, lagos, rios, vegetais, fiação elétrica e obras de arte, transformando-os, muitas vezes, de forma irrevertível. Experimentalmente pode-se realizar simulações da produção da chuva ácida.