Projeto de Ensino

    O projeto "Interações e Transformações – Química para o Ensino Médio" representa uma proposta alternativa de ensino destinada a professores e alunos interessados em um ensino em que os conteúdos estejam relacionados com o contexto social e que sejam significativamente aprendidos. Parte do projeto já está editado pela Edusp.

 

    O presente material foi elaborado tendo em vista a heterogeneidade dos tipos de colégios em que o projeto "Interações e Transformações" está sendo aplicado.  
    Não representa complementação dos livros-textos, mas sim experimentos relacionados aos conteúdos abordados e que podem, dentro das fundamentações teóricas do Gepeq, preencher as assim chamadas "aulas de laboratório". 
    Esses experimentos foram adaptados ou elaborados e testados por professores aplicadores do projeto. Também já foram aplicados em situaçoes concretas de ensino-aprendizagem.

 

        Problemas, questões, textos etc podem ser instrumentos úteis para a aprendizagem quando utilizados para provocar ou consolidar reconstruções do conhecimento.  
        Este livro é o resultado da troca de experiências entre professores que utilizam o projeto “Interações e Transformações - Química para o Ensino Médio”, na busca de auxiliar o aluno na leitura do mundo com “lentes químicas” e de propôr soluções para as dificuldades encontradas na sala de aula.  
        Coerentemente com o projeto, neste livro procura-se enfatizar, por exemplo, a interação do homem com o ambiente e o papel da química no sistema produtivo e agrícola, através de exercícios e problemas propostos para ampliar a compreensão de conceitos já elaborados, bem como exercitar a linguagem própria da química com seus códigos e símbolos. Assim, são apresentadas questões que permitem ao aluno ampliar habilidades cognitivas, como: classificação, seriação, construção e interpretação de gráficos e tabelas, análise e compreensão de textos, compreensão das relações proporcionais presentes na química etc.  
        Com o desenvolvimento destas habilidades, esperamos estar colaborando na formação dos alunos como cidadãos.